Não consegue segurar o xixi?
O prolapso genital é caracterizado pela perda da sustentação da bexiga, uretra, útero, intestino, reto e segmentos vaginais por causa da fragilidade dos músculos que constituem o assoalho pélvico. Ele atinge cerca de 20% das mulheres com mais de 40 anos. Os deslocamentos podem ser: cistocele (bexiga), uretrocele (uretra), uterino (útero), eritrocele (vagina), enterocele (intestino) e retocele (reto).
Gravidez e partos múltiplos, obesidade, envelhecimento, alterações hormonais, e certas doenças musculares, neurológicas e genéticas são as principais causas do fenômeno.
O prolapso pode ser assintomático, mas a paciente pode apresentar o abaulamento da cavidade vaginal, acompanhado de sensação de peso, dor no baixo ventre (hipográstio), perda involuntária da urina até a impossibilidade de urinar, prisão de ventre, crises de diarreia e tenesmo (falsa necessidade de ir ao banheiro com frequência).
O tratamento é estritamente cirúrgico, mas apresenta 90% de eficácia. Basta procurar um médico especialista o mais rápido possível.