Como os hormônios nos fazem agir
Você já ouviu falar para nunca tomar decisões quando seus hormônios estiverem à flor da pele? Eles são um dos grandes culpados pela irritação na TPM, por exemplo. No entanto, é bom se manter atento, pois nem sempre as alterações hormonais são consideradas normais. Confira como identificar:
O excesso de testosterona pode gerar reações agressivas ou violentas, exagero de autoconfiança e dificuldade de ver as coisas como são de fato. O desequilíbrio desse hormônio pode causar grandes frustrações emocionais, aumento de peso e acne.
Altos níveis de cortisol podem causar a sensação de impotência, baixa autoestima, irritação, sensação de "dar branco", falta de senso de humor, cansaço sem ter realizado esforço, ataques de gula ou falta de apetite, chegando a transtornos como estresse, ansiedade e depressão.
Os hormônios T3 e T4 são famosos por causar distúrbios na tireoide, e que por sua vez também geram alterações comportamentais: quando em excesso (hipertioreidismo), provocam irritação, nervosismo, ansiedade, rapidez de movimentos, hiperatividade; e quando em baixa (hipotireoidismo), provocam lentidão de movimentos e de raciocínio, depressão, dificuldades com a memória.
Consulte um médico especialista para saber mais.